terça-feira, 1 de outubro de 2013

Textos



A agressão é vista, na teoria da Gestalt, como uma energia positiva e necessária para o desenvolvimento e crescimento saudável da criança. O comportamento agressivo muitas vezes revela uma forma de defesa contra invasões da fronteira de contato, incompreensões e imposições externas. Agredir significa opor-se a algo ou alguém, confrontar uma idéia, desestruturar aquilo que ameaça cujo fim maior é delimitar fronteiras; preservar, afirmar e proteger o próprio eu.

Como surge a agressividade? A agressividade é figura que emerge de um fundo. Tem uma função e um valor no campo relacional. O comportamento agressivo tem sua raiz em um ambiente hostil, desafetuoso, abandonante, frustrador.

Que sentimento ou emoção anterior produz uma reação agressiva? A raiva é emoção oriunda do medo, da violência, de maus tratos, de ansiedade, ciúme, inveja, de carência afetiva. Crianças agressivas vivem em ambientes cujos pais mantém interações irritada ou hostil; que escutam verbalizações dos pais que visam menosprezar, culpar, atacar, controlar, rejeitar; que vivem interações distantes, com pouco envolvimento ou com oscilação entre superproteção e negligencia.

A agressividade é uma forma de ajustamento criativo. É uma forma de defesa, uma energia que impulsiona a criança para enfrentar adversidades, superar obstáculos, transformar uma situação frustrante/hostil em outra mais satisfatória. Os atos agressivos podem ser destrutivos (tacar fogo, ferir, quebrar) ou podem ser simplesmente uma manifestação de raiva, uma tentativa de ser ouvida, olhada, cuidada, vindo a denunciar um sentimento de injustiça, incoerencia, exigencias e incompreensão.

Para trabalhar a agressividade é necessário levar a criança a ter consciencia do sentimento de raiva, a fonte da raiva e da frustração, como manifesta sua raiva, a fim de poder lidar diretamente com esse sentimento. Se a criança vê que os pais aceitam sua raiva sem ameaçá-la de retirar o amor ou de punição ou de abandono; ou se ela vê que os pais se zangam e que essa emoção passa e eles a perdoam e continuam a amá-la, então a criança não irá usar a agressividade como forma de interação e os pais ensinam que a raiva é permitida, pode ser dominada, não é destrutiva da relação de amor existente entre pais e filho.

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