Toda forma de aprendizagem depende
da capacidade de atenção da criança. A aprendizagem se dá conforme o potencial individual cognitivo e emocional da criança, e as possibilidades de trocas sócio-culturais entre a criança aprendente e o ambiente.
A atenção é um fenômeno mental
inerente à cognição humana. Nascemos com esta capacidade que vai se aperfeiçoando
com a idade e o amadurecimento neurológico da criança.A habilidade dos pais em estimular a percepção e a atenção da criança e principalmente de dirigirem a sua atenção afetiva à criança é fundamental para que se desenvolva o desejo pelo aprender.“Nunca se pára de aprender quando se mantém o interesse em buscar coisas novas e diferentes, e principalmente quando se acredita no próprio potencial e na própria capacidade”. Para aprender basta querer. Aprendemos em qualquer idade. A aprendizagem começa quando não reconhecemos, mas, ao contrário, quando estranhamos, problematizamos. Aprender é juntar elementos já conhecidos com elementos novos para formar uma nova engrenagem, uma nova dinâmica, um novo processo. Os pais precisam providenciar situações de estimulo para que ocorra o interesse em aprender até as atividades de cuidado diárias.
A experiencia emocional influencia
na aprendizagem de comportamentos e no desenvolvimento cognitivo/intelectual. Em muitos casos, o fracasso escolar é consequência do fracasso emocional. É
importante para o desenvolvimento emocional que o meio familiar seja tranquilo,
tolerante, amoroso, de forma que possa ensinar à criança aprender a regular
suas emoções. Os pais devem ensinar a criança a nomear sentimentos, a falar de
si própria para fomentar o autoconhecimento e autoreflexão. Isto é a base da inteligência emocional
que consiste na habilidade para identificar as emoções, descrever as emoções,
compreender, relacioná-las com os acontecimentos vividos e lidar com elas na
interação com os outros (Weber, 2012).
A aprendizagem ecológica anuncia a
relação dos seres humanos com o mundo (natural e humano). A criança
se sente e age como um ser integrado à natureza. Os pais, contudo, precisam
ensinar condutas éticas e ecológicas, de respeito e cuidado com o ambiente e
com os outros, como: não jogar lixo na rua, nos rios; não maltratar os animais,
não quebrar ou pegar as coisas alheias, não ser violenta, ser cooperativa e amiga. A aprendizagem ecológica acontece no ser-com-o-outro e no fazer-no-mundo.
A aprendizagem social é o fenômeno em que se reconhece o outro (o amigo, o irmão, a professora, os pais, avós) como participante de sua existencia. Pais amorosos ensinam a criança a arte do diálogo, da conversação, que consiste em aprender a escutar e falar para ser escutado. Escutar é dar atenção.
Acessar www.eusoucomunidadeconsciente.blogspot.com.br
A aprendizagem social é o fenômeno em que se reconhece o outro (o amigo, o irmão, a professora, os pais, avós) como participante de sua existencia. Pais amorosos ensinam a criança a arte do diálogo, da conversação, que consiste em aprender a escutar e falar para ser escutado. Escutar é dar atenção.
Acessar www.eusoucomunidadeconsciente.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário