sábado, 12 de outubro de 2013

Palestra sobre "O universo infantil e a aprendizagem"

Nessa palestra realizada na Vila DNOCS, em Sobradinho-DF, em junho/2013, a convite da coordenadora do projeto psicossocial "Eu sou comunidade consciente", psicóloga Nayla Reis,   abordei a aprendizagem cognitiva, emocional, social e ecológica. Faço, em seguida, um resumo da palestra sobre essas 4 dimensões do processo de aprendizagem humano.
Toda forma de aprendizagem depende da capacidade de atenção da criança. A aprendizagem se dá conforme o potencial individual cognitivo e emocional da criança, e as possibilidades de trocas sócio-culturais entre a criança aprendente e o ambiente. 
A atenção é um fenômeno mental inerente à cognição humana. Nascemos com esta capacidade que vai se aperfeiçoando com a idade e o amadurecimento neurológico da criança.A habilidade dos pais em estimular a percepção e a atenção da criança e principalmente de dirigirem a sua atenção afetiva à criança é fundamental para que se desenvolva o desejo pelo aprender.
Nunca se pára de aprender quando se mantém o interesse em buscar coisas novas e diferentes, e principalmente quando se acredita no próprio potencial e na própria capacidade”. Para aprender basta querer. Aprendemos em qualquer idade. A aprendizagem começa quando não reconhecemos, mas, ao contrário, quando estranhamos, problematizamos. Aprender é juntar elementos já conhecidos com elementos novos para formar uma nova engrenagem, uma nova dinâmica, um novo processo. Os pais precisam providenciar situações de estimulo para que ocorra o interesse em aprender até as atividades de cuidado diárias.
A experiencia emocional influencia na aprendizagem de comportamentos e no desenvolvimento cognitivo/intelectual. Em muitos casos, o fracasso escolar é consequência do fracasso emocional. É importante para o desenvolvimento emocional que o meio familiar seja tranquilo, tolerante, amoroso, de forma que possa ensinar à criança aprender a regular suas emoções. Os pais devem ensinar a criança a nomear sentimentos, a falar de si própria para fomentar o autoconhecimento e autoreflexão. Isto é a base da inteligência emocional que consiste na habilidade para identificar as emoções, descrever as emoções, compreender, relacioná-las com os acontecimentos vividos e lidar com elas na interação com os outros (Weber, 2012). 
A aprendizagem ecológica anuncia a relação dos seres humanos com o mundo (natural e humano). A criança se sente e age como um ser integrado à natureza. Os pais, contudo, precisam ensinar condutas éticas e ecológicas, de respeito e cuidado com o ambiente e com os outros, como: não jogar lixo na rua, nos rios; não maltratar os animais, não quebrar ou pegar as coisas alheias, não ser violenta, ser cooperativa e amiga. A aprendizagem ecológica acontece no ser-com-o-outro e no fazer-no-mundo.
A aprendizagem social é o fenômeno em que se reconhece o outro (o amigo, o irmão, a professora, os pais, avós) como participante de sua existencia. Pais amorosos ensinam a criança a arte do diálogo, da conversação, que consiste em aprender a escutar e falar para ser escutado. Escutar é dar atenção.

Acessar  www.eusoucomunidadeconsciente.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário