quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A criança hiperativa: uma visão da abordagem gestáltica



O TDAH representa um alto nível de excitação organísmica com implicações orgânico-funcionais associadas a fenômenos de ordem emocional. O elevado fluxo de energia faz a criança funcionar em “alta voltagem” respondendo ao mundo com HIPERATIVIDADE, HIPERATENÇÃO e HIPEREMOTIVIDADE, como uma totalidade em ação. O TDAH é colocado totalmente no domínio da patologia, o que não é correto. Há talentos oriundos dessa alta excitabilidade – a intuição, a criatividade, a afetuosidade, a vitalidade - que devem ser sobrepostos aos supostos déficits.O caminho da saúde é o resgate da consciência sobre o seu corpo, pensamentos e sentimentos, de forma a tornar-se uma presença consciente. Aprender a assumir responsabilidade sobre suas ações e escolhas. Ser capaz de criar metas e reconhecer limites para dar sentido a sua existência. Exercer a auto-regulação de forma consciente para poder hierarquizar as suas necessidades e se ajustar criativamente ao meio.

Ver artigo na Revista da UnB - Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasilia, Mai-Ago 2004, V.20, n.2, pp. 127-134.

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