terça-feira, 1 de outubro de 2013

Minha história

Iniciei na Gestalt, em 1984, após minha graduação em Psicologia na Unb, com uma formação em Gestalt-terapia com o Dr. Jorge Ponciano Ribeiro. Após esta formação, fiz outra formação com o Dr. Jorge Ponciano em gestalt-terapeuta de grupos. Em 1986, fui cedida pelo SERPRO para trabalhar na Fundação Hospitalar, no Hospital São Vicente de Paula, em Taguatinga, um hospital psiquiátrico, onde fiquei por 4 meses. No mesmo ano, fui integrar a equipe fundadora do Instituto de Saúde Mental (ISM), hospital-dia do DF, onde permaneci até 1990, quando passei no concurso da Fundação Hospitalar do DF (hoje Secretaria de Saúde) para trabalhar no Centro de Orientação Médico Psico-Pedagógica (COMPP). Esse Centro atende crianças e adolescentes até 18 anos incompletos. Lá realizei atendimentos individuais e em grupos com crianças e adolescentes, além de orientação e apoio aos pais (individual e em grupo). Exerci o cargo de gerente de diagnóstico por um breve período, assumi a coordenação do setor de psicologia e fui coordenadora do projeto de transtorno de deficit e atenção/hiperatividade até o ano de 2013, quando fui premiada com a aposentadoria em março. Sou profundamente grata a esse Centro (composto por uma equipe multidisciplinar) e aos profissionais com quem convivi (alguns guardo como grandes amigas), no qual construí todo meu conhecimento no atendimento psicológico a crianças e adolescentes com suas diversas patologias. Em 1996, o Dr. Jorge Ponciano me convidou para integrar o grupo de docentes fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasilia (IGTB), aonde ministro aulas, vivenciais, supervisão e orientação de TCC. Participei de diversos mini-cursos e cursos em Gestalt com profissionais de renome internacional, como Zinker, Miller, Hycner, Gilles Deslile, além de estar com os grandes teóricos do Brasil em Congressos e Encontros de Gestalt-Terapia, como Jean Clark Juliano, Myrian Bove Fernandes, Rosana Zanella, Enio Brito, Selma Ciornai, Enila Chagas, Walter Ribeiro, Martha Brigido, Lilian Frazão, Virginia Suassuna que ricamente contribuiram na minha caminhada profissional. Foi a partir dessa longa experiencia clinica e profissional que pude criar um estilo próprio de atender com base na Gestalt-terapia e em minhas caracteristicas pessoais de personalidade. Em 2006, participei do curso de verão da Violet Oaklander, em Sta. Barbara-California, o qual foi um marco em minha vida profissional. A partir deste curso intensivo, sedimentei meus conhecimentos no atendimento à crianças e adolescentes e me inspirei para oferecer o curso "Gestalt-Terapia com crianças: teoria e arte", cuja primeira turma foi no ano de 2007. Trabalho em consultorio próprio, desde 1988, tendo como clientela crianças, adolescentes e adultos. Lá também realizo supervisão clínica em grupo e individual.

Um comentário:

  1. Como se faz para chegar no COMPP sendo da Secretaria de saude do DF?O concurso que voce prestou era especifico para o COMPP ou a SES como um todo?P.S Estou muito ansiosa pelo concurso que está por vir nesse ano de 2014 e gostaria muito de poder ser lotada no COMPP (caso eu passe)

    ResponderExcluir