quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Compreendendo a hiperatividade: uma visão da Gestalt-Terapia

A hiperatividade vem se delinear como um modo de existir que revela características específicas de temperamento e qualidades inatas à criança em contraposição à classificação de transtorno ou doença. A criança hiperativa é muito mais que um cérebro que decodifica os estímulos internos e externos, é muito mais que um corpo que se movimenta excessivamente, posto que um corpo revela uma organização psíquica, um sujeito em ação.Considerando seu estado organísmico de permanente alta excitação, podemos entender que a dificuldade de concentração é decorrente da hiperatenção, definida como a imensa capacidade da criança atentar aos múltiplos estímulos sensoriais e ambientais. Olha para tudo que vê e quer ouvir tudo que escuta, mostrando dificuldade em eleger aquele objeto que é mais importante em seu campo perceptivo. Age como se “tudo está em toda parte”, percebe as partes isoladamente sem integrá-las ao todo, não foca a atenção em detalhes.

Ver artigo completo na Revista: Comunicação em Ciencias da Saude do DF, 2008, 19(3), 215-224.

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