quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O Trabalho de autonutrição

Crianças que chegam com condutas agressivas ou tímidas ou mesmo depressivas, necessitam ser trabalhadas em seu amor próprio, em pensamentos e ações que elevam a sua autoestima. Para nós gestaltistas, significa direcionarmos intervenções terapeuticas, atividades e dinâmicas voltadas para o autossuporte e a autonutrição. O autossuporte integra o processo de identificar a necessidade principal, efetuar sua expressão e sustentar a ação orientadora para a sua realização. A criança reconhece que deseja algo diferente de um colega ou dos pais, expressa  esse desejo e sustenta a ação autorrealizadora, quer seja pelo ato da palavra, quer seja por uma conduta. Age assim por ter autoconfiança, por se dar valor, por sentir-se capaz de enfrentar o ambiente, o outro diferente de si, que pode se opor a sua necessidade/desejo. A autonutrição é um processo de fazer a criança reconhecer seus talentos, dons, habilidades, qualidades que estão ocultas por introjetos tóxicos (ou não) que a fazem sentir culpa, se autocondenar, se autorreprovar. O trabalho de autonutrição é ensinar a criança a ter bons pensamentos sobre si, ter pensamentos alegres, ter atitudes de carinho consigo. Aprender a ter um olhar gentil com seu corpo, sua saúde, seu sono, sua alimentação, suas relações.

Ver os recursos terapeuticos que podem ser utilizados no capítulo 3 do livro "A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento", Ed. Summus, 2010.

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