sexta-feira, 7 de março de 2014

Brincando e constituindo o Eu

O brincar é um processo complexo de expressão, organização e estruturação psíquica da criança. Estimula a atividade cognitiva, envolve descobertas corporais, propicia amplas experiencias emocionais e sociais. Através da brincadeira a criança experimenta-se, aprende a conhecer o seu corpo, a fazer representações das coisas, dos objetos e do mundo exterior, a pensar sobre o eu, a comunicar-se e a estabelecer contatos sociais, experiências estas que servem para a organização da personalidade. Winnicott (1975, p. 80) expõe brilhantemente que “é no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)O brincar contribui, portanto, para a organização e unificação da personalidade, ao propiciar que a criança entre em interação com outras crianças num processo contínuo de correlacionar as experiências internas e externas. Nessa perspectiva, pais e professores precisam entender a necessidade de permitir a criança brincar como atividade física, mental e afetiva, dado que a criança quando brinca pensa sobre suas experiências emocionais e situações de vida.
Trecho do meu livro "Cuidando de crianças: teoria e arte em Gestalt-terapia", Editora Juruá.

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