O brincar é um processo complexo de
expressão, organização e estruturação psíquica da criança. Estimula a atividade cognitiva, envolve descobertas corporais,
propicia amplas experiencias emocionais e sociais. Através da brincadeira a
criança experimenta-se, aprende a conhecer o seu corpo, a fazer representações
das coisas, dos objetos e do mundo exterior, a pensar sobre o eu, a
comunicar-se e a estabelecer contatos sociais, experiências estas que servem
para a organização da personalidade. Winnicott (1975, p. 80) expõe brilhantemente
que “é no brincar, e somente no brincar,
que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua
personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o
eu (self). O brincar contribui, portanto, para a
organização e unificação da personalidade, ao propiciar que a criança entre em
interação com outras crianças num processo contínuo de correlacionar as experiências
internas e externas. Nessa perspectiva, pais e
professores precisam entender a necessidade de permitir a criança brincar como
atividade física, mental e afetiva, dado que a criança quando brinca pensa
sobre suas experiências emocionais e situações de vida.
Trecho do meu livro "Cuidando de crianças: teoria e arte em Gestalt-terapia", Editora Juruá.
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